segunda-feira, 31 de maio de 2010

ABES oferece cursos de extensão

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, lança, para este ano de 2010, 04 cursos de interesse da comunidade, em especial dos alunos do Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental. Os cursos serão disponibilizados de acordo com o cronograma a seguir: 15 a 18 de junho de 2010 - Tecnologia de Conservação de Água e Energia em Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água06 a 09 de julho de 2010 - Controle de Mosquitos em Áreas Urbanas10 a 12 de novembro de 2010 - Gestão e Licenciamento Ambiental.Os servidores do IFRR e alunos do Curso Tecnologia em Saneamento Ambiental poderão entrar em contato com a Profª Jozilene de Souza ou com a Coordenadora em exercício Susana Lucena para maiores esclarecimentos.A representante/gestora da ABES em Boa Vista é a senhora Selma Lima. Mais informações pelo telefone: 8403-3176.

Fonte: site do IFRR/CCS

Uma sugestão ao próximo DIRETOR GERAL:

Vence quem vencer, Por Favor dê uma olhada especial ao Curso de Saneamento Ambiental, é o curso mais novo da instituição e por isso ainda não está perfeito.
Esperemos PACIENTEMENTE o nosso laboratório de química.

Chorume contamina igarapé

Chorume: Líquido escuro e com mau cheiro, proveniente da decomposição (processos químicos, biológicos e físicos) de resíduos orgânicos (lixo).
Recentemente o Jornal Folha de Boa Vista divulgou uma notícia que todos os interessados em meio ambiente e qualquer cidadão poderia constatar: o Igarapé Ai grande está sendo contaminado pelo chorume proveniente do Aterro Sanitário da cidade de Boa Vista. Um fato agravante é que este igarapé deságua no Rio Branco, símbolo do nosso Estado e fonte de abastecimento de água. A equipe de reportagem do jornal constatou que não há a devida impermeabilização do solo e também não existe a coleta do chorume para posterior tratamento. A Prefeitura Municipal de Boa Vista afirmou que já tomou ciência do problema e pediu explicações a empresa SOMA, responsável pela administração do local.

Eleições no IFRR


Atenção Comunidade do IFRR, é o hoje a eleição do nosso novo Diretor Geral do Campus Boa Vista. Após uma intensa campanha e debates concorridos, quem será o vitorioso desta batalha: Professora Elizabete, Professor Carlão ou Professor Chan, há quem aposte suas fichas. O certo, é que um destes três será o “prefeito” do campus, por isso nós alunos temos que pensar bem, e não votar por afinidade e sim por competência. Somos nós (alunos) os mais interessados nessa causa.

VOTEM COM CONSCIÊNCIA!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

FEMACT realizará Semana do Meio Ambiente


A Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia – Femact realizará a Semana do Meio Ambiente 2010, que tem como tema “Biodiversidade no Estado de Roraima”. O evento acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de junho, na Universidade Estadual de Roraima – UERR. Na programação constam mini-cursos, palestras, exposição fotográfica e uma atividade surpresa.
O evento é comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.
“A idéia com a realização da Semana do Meio Ambiente é mostrar, por meio da programação ofertada, a biodiversidade de Roraima, com a finalidade de despertar no público o sentimento de conservação do meio ambiente, que está ameaçado pelas queimadas, pelo desmatamento e atropelamento de animais”, ressaltou Luciana Surita, presidenta da Fundação ao Jornal Folha de Boa Vista. Segundo ela, Roraima tem um ecossistema rico em espécies, e é preciso, mesmo com ações simples, preservar a fauna e a flora do Estado.
Estão sendo ofertados os mini-cursos “Fotografia da Natureza”, “Política de Recursos Hídricos em Roraima” e “Observação de Aves”, com taxa de inscrição no valor de R$ 10, que pode ser feita na Femact ou no www.femact.rr.gov.br.
As palestras são gratuitas e apresentam variados temas relacionados ao Estado, e serão ministradas por mestres, professores e pesquisadores com conhecimento no assunto.Tanto os mini-cursos como as palestras serão realizadas na UERR.

Dados sobre Dengue em Boa Vista

O avanço da dengue em Boa Vista tem preocupado as autoridades de saúde. Hoje a Capital apresenta índice de 4% de infestação da doença, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Acima desse percentual, o Ministério da Saúde considera que há ameaça eminente de epidemia da doença.Os dados da Vigilância em Saúde mostram que em Boa Vista foram confirmados 324 casos de dengue, de um total de 1.096 notificados. Ao todo foram 307 de dengue clássico, 10 de dengue com complicações e sete de dengue hemorrágica. Descartados foram 443 casos.

(Fonte: Folha de Boa Vista, Prefeitura Municipal de Boa Vista)

Combate a Dengue em Boa Vista

Iniciou nesta quinta-feira, 27, a ação conjunta entre as secretarias municipal e estadual de Saúde, Exército Brasileiro, Conselho Regional de Medicina (CRM) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren) que tem como meta combater o avanço da dengue em Boa Vista. Ao todo, 51 bairros da capital serão visitados pelas equipes de saúde. Cento e noventa pessoas, entre agentes de endemias e militares do Exército Brasileiro estão envolvidos na mobilização. Nos primeiros dias, oito bairros serão atendidos e a ação se estende até o mês de setembro. As visitas começaram pelo bairro Calungá. Após isso, serão atendidos os bairros São Vicente, Mecejana, Caranã, Jardim Floresta, Aeroporto e União.
(fonte: Jornal Folha de Boa Vista)

S.A em ação


Acadêmicos prontos para levantamento socioeconômico, ação que faz parte do Projeto Tepequém.

Reportagem do Jornal Nacional sobre lixo eletrônico

Água Dançante

Ligações clandestinas de esgotos domésticos



As ligações clandestinas de esgotos domésticos, que álias são muito comuns em Roraima, são grande fonte de poluição de igarapés da cidade de Boa Vista, a imagem acima mostra uma destas ligações no igarapé Mirandinha (Bairro dos Estados).

"Lixão" de Pacaraima


Em uma viagem ao norte do Estado, os acadêmicos puderam observar diversos pontos (áreas) em que a degradação ambiental se fazia presente. Destaque para forma de acondicionamento dos resíduos provenientes do município de pacaraima (Foto). Com intuito de propor soluções, os alunos divididos em grupos elaboraram Planos de Recuperação de Áreas Degradadas, sob orientação da Professora Josileide.

Igarapé Grande



Esta é a situação atual do Igarapé Grande, corpo receptor do efluente proveniente da Estação de Tratamento de Esgotos da CAER. É visível que tal corpo hídrico não apresenta volume adequado para suportar a demanda de despejo contínuo do efluente "tratado", sendo a maior e mais perceptível prova disto sua coloração (verde intenso), resultante da proliferação de Algas em virtude da quantidade excessiva de nutrientes.

Aula de Campo na CAER

Os acadêmicos da I turma de S.A, em aula de campo na Companhia de Águas e Egotos de Roraima (CAER). Onde foi realizado um reconhecimento de todo o processo de tratamento, desde a captação até a distribuição. Explições foram feitas durante toda a rota por profissionais da área, que explanaram sobre os diversos aspectos do sistema, salientando os mnitoramentos realizados, as etapas, dentre outas informações afins.

Uniforme OFICIAL

Este é o uniforme oficial do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental, criado pelos alunos. Seu uso é facultativo nas dependências do Instituto.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Turma de Saneamento Ambiental e Diretor do Campus Boa Vista



A primeira turma comemora o sucesso de seu curso com o Diretor Geral do campus Boa Vista, professor Ananias Noronha.

O lixo volta


Toda ação possui uma reação.

Acadêmicos em ação


Alunos em momento de diversão, antes de aula de campo com a Professora Susana Lucena.

Cargas Perigosas



O que é um produto perigoso?


É toda e qualquer substância que dadas às suas características físicas e químicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos a segurança pública, saúde das pessoas e meio ambiente, de acordo com os critérios de classificação da ONU, publicados através da portaria 204/97, do Ministério dos Transportes. - Existem ± 3.100 produtos perigosos; - Maioria combustível; - Produtos corrosivos; Identificação do veículo - Através de retângulos laranja, com ou não, duas linhas de algarismos; - Losangos definidos como Rótulo de Risco, apresentando diversas cores e símbolos;- Portaria 204/1997 de 20/05/1997 do Ministério dos Transportes. - Baseado nos poderes conferidos pelo art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal.- Art. 3º do Decreto Nacional n.º 96.044 de 18/05/1988- Art. 2º do Decreto Nacional n.º 98.973 de 21/02/1990
Em caso de acidentes: Danos: ao meio ambiente; à saúde pública e; às pessoas diretamente atingidas.
“O profissional deve receber treinamento e fazer o curso MOPP. Além disso, em seu caminhão é obrigatório um Kit de emergência, com cones, enxada, pá e outros itens necessários para isolar a área e um kit de primeiros socorros já que possui informações básicas para prestar pequenos atendimentos caso exista contato com o produto”. (Eduardo Sartor, coordenador da comissão de transporte da Abiquim- Associação Brasileira da Indústria Química)
Por quais motivos acontecem os acidentes?
Condições das vias de tráfego; Intensidade do trânsito; Estado de conservação dos veículos transportadores; Despreparo de motoristas e ajudantes;

Aterro Sanitário de Boa Vista


O aterro sanitário da cidade de Boa Vista foi projetado para ser utilizado por 20 anos, mas hoje, apenas com 10 anos de existência, encontra-se praticamente saturado. Mais importante que buscar culpados, é buscar alternativas e soluções para este problema.

O Trio


Gardênia, Camila, Ana

Trabalho de acadêmicas participa de Simpósio Internacional



As alunas da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental, Apoliana Rodrigues e Natália Silva (foto), estão com trabalho "Impactos Ambientais gerados pelos resíduos provenientes do tratamento de água da ETA de Boa Vista-RR" sendo apresentado no VII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, em Porto Alegre - RS, cujo tema é "Inovação Tecnológica e Gerenciamento Ambiental". O evento reúne profissionais liberais, consultores, gerentes e técnicos de empresas privadas e governamentais, gestores públicos, professores, pesquisadores e estudantes da área.

O trabalho apresentado foi desenvolvido dentro do programa de bolsas de iniciação científica (PIBICT), durante o ano de 2009, pelas alunas ( Apoliana e Natália) sob a orientação das professoras: Jozilene de Souza e Suzana Lucena, com colaboração, para publicação, da coordenadora do curso Márcia Falcão.

Visita ao Aterro Sanitário


Alunos da primeira turma de S.A visitam o aterro sanitário da cidade de Boa Vista, orientados pela professora Solange Barros.

De olho no combate a Dengue


Essa é a situação atual do chafariz localizado no cruzamento das avenidas Cap. Júlio Bezerra e Brigadeiro Eduardo Gomes, no Bairro dos Estados. Um local com água parada e limpa, só esperando o mosquitinho.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA

Proclamada com o objetivo de atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações do planeta, a Declaração Universal dos Direitos da Água foi feita para que todos os homen s, tendo-a sempre presente no espírito, se esforcem, através da educação e do ensino, para respeitar os direitos e obrigações anunciados. E assumam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, seu reconhecimento e aplicação efetiva.
01. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade e cada cidadão é plenamente responsável pela água nossa de cada dia;
02. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial da vida em todo ser vegetal, animal ou humano. Sem água não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano - o direito à vida, tal qual é estipulado no Artigo 30 da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
03. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
04. O equilibrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilibrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
05. A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
06. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
07. A água não deve ser disperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
08. A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
09. A gestão da água impõe um equilibrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Fonte: ONU (Organização das Nações Unidas)

O Que é Segurança do Trabalho?

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SEESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

Educação Ambiental II


Orientados pelo Professor Nadson, alunos realizam palestra sobre educação ambiental para alunos de escolas públicas de ensino fundamental

Educação Ambiental


Os acadêmicos de S.A fazem o plantio de mudas de árvores juntamente com crianças ensinando como usufruir sem destruir, mostrando a necessidade de preservar o meio ambiente

Perfil Profissional do Tecnólogo em Saneamento Ambiental


O Tecnólogo em Saneamento Ambiental é um profissional de nível superior, com formação humanística, conhecimento e domínio das competências gerais da área de saneamento e ambiente, principalmente no uso racional dos recursos naturais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região em que estará atuando e também do contexto nacional, especialmente da realidade Amazônica – no que diz respeito às suas peculiaridades, potencialidades, limitações e biodiversidade.
O planejamento, a gestão e operação de sistemas de saneamento ambiental são atribuições do Tecnólogo em Saneamento Ambiental. Entre outras atividades, ele gerencia o abastecimento e tratamento de águas, fiscaliza sua qualidade, implanta tratamento de efluentes e de resíduos domésticos e industriais, com o respectivo sistema de drenagem. A gestão de redes de monitoramento ambiental, planejamento e implementação de campanhas de educação sanitária e ambiental também são possibilidades de atuação desse profissional.

Alunos de S.A divulgando evento em outras Faculdades


Divulgação da II Semana de Saneamento Ambiental, realizada em 2009.

Descaso no Parque Anauá


O Parque Anauá é, ou já foi, uma importante área de lazer na cidade de Boa Vista, hoje sofre com a falta de respeito ao meio ambiente. É impressionante a quantidade de lixo deixado, após festas públicas e principalmente particulares, na foto lixo no lago dos americanos

Aula de Campo


Aula de campo sobre tipos de solo e efeitos da ação antrópica, em trilha turística no Tepequém.

quarta-feira, 19 de maio de 2010


Mostra das Profissões

Visita técnica - ETE


Aula (visita técnica) na Estação de Tratamento de Esgotos, no bairro "Brigadeiro".

Palestra do SEBRAE


Turma de Saneamento Ambiental presente no auditório do Palácio da Cultura, em uma palestra organizada pelo SEBRAE-RR sobre empreendedorismo.

Visita técnica a CAER


Fomos recebidos pelo presidente da Companhia que nos explicou o funcionamento de uma ETA (Estação de Tratamento de Água), e a construção da nova ETA que atenderá a cidade de Boa Vista.

terça-feira, 18 de maio de 2010

EIA - RIMA

EIA NO BRASIL (PNMA)
No Brasil, a lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6938/81), instituiu o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) como um de seus instrumentos
O Decreto 88.351/83 regulamentou aquela Lei e determinou que o EIA deveria ser realizado segundo critérios básicos, estabelecidos pelo CONAMA, o que viria a ocorrer em 1986, através da sua Resolução 001/86.

Estudo de Impacto Ambiental - EIA
Atividades científicas e técnicas: diagnóstico ambiental, identificação, previsão e medição, interpretação e valoração, definição de medidas mitigadoras e programas de monitoramento.

Relatório de Impacto Ambiental - RIMA
Documento que consubstancia o conteúdo do EIA de forma clara e concisa e em linguagem acessível à população, esclarecendo os impactos negativos e positivos causados pelo empreendimento em questão.



Impacto positivo ou benéfico: quando a ação resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental.
Impacto negativo ou adverso: quando a ação resulta em um dano à qualidade de um fator ou parâmetro ambiental.
Impacto direto: resultado da simples ação causa e efeito.
Impacto indireto: resultante de uma reação secundária, ou quando é parte de uma cadeia de reações.
Impacto local: quando a ação afeta o próprio sítio e suas imediações.
Impacto regional: quando a ação se faz sentir além das imediações do sítio.
Impacto estratégico: quando a ação tem relevância no âmbito regional e nacional.
Impacto a médio e longo prazo: quando os efeitos da ação são verificados posteriormente.
Impacto temporário: quando o feito da ação tem duração determinada.
Impacto permanente: quando o impacto não pode ser revertido.
Impacto cíclico: quando os efeitos se manifestam em intervalos de tempo determinados.
Impacto reversível: quando cessada a ação, o ambiente volta à sua forma original.

LICENCIAMENTO E EIA

A Lei Federal 6938/81 e sua regulamentação, estabeleceu ligação entre o licenciamento ambiental e o estudo de impacto ambiental, de tal modo que o licenciamento de atividade poluidora depende da aprovação do RIMA pelo órgão ambiental estadual competente (...) o que, se bem conduzido, será um efetivo sistema de proteção ambiental
(Profª Odete Medauar - Faculdade de Direito da USP)

IF Comunidade




O IF Comunidade é um evento, onde o Instituto Federal abre portas e leva a toda comunidade alguns serviços oferecidos no campus, além de campanhas educativas, campanhas de combate a endemias, oficinas educativas, palestras e etc. Em 2009, a ação foi realizada no bairro Pricumã, onde os acadêmicos de Saneamento Ambiental participaram em uma campanha de combate a Dengue, juntamente com outros acadêmicos.
Vale destacar que a logomarca do evento, foi criada pelo aluno Jonasdark Ramalho (Saneamento Ambiental) e tornou-se institucional.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% de todas as doenças que se alastram nos países em desenvolvimento são provenientes da água de má qualidade. As doenças transmitidas pela água são responsáveis por 80 a 90% das internações no Brasil.
Indiretamente, a água está ligada à transmissão de verminoses. Como também esta ligada a doenças como dengue e malária, já que seus vetores relacionam-se com a água.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A turma do fundão


(da esquerda para a direita)
Jhone, Pedro, Felipe Henrique, Jonas

Quarteto Fantástico


A frente dos preparativos para a Mostra das Profissões, os alunnos Ezequias, Thailana Camila e Sherlliton (da direita para esquerda da página), fizeram bonito juntamnete com toda os acadêmicos, incluindo os alunos da segunda turma.

Dupla dinâmica


As lindas Thailana e Camila, sempre ativas e presentes nos eventos da turma SA, prestigiando o lançamento da Revista Norte Científico 2010.

Turma de Saneamento Ambiental


Os alunos da primeira turma comemoram o sucesso do seu "stand" na Mostra das Profissões em 2009, ao lado da nossa querida e amada Diretora de Graduação, Professora Joseane Leão

Consciência Ambiental


Acadêmicos do curso ministrando oficinas de educação ambiental em escolas, com o intuito de contribuir de forma bastante significativa para o desenvolvimento intelectual e crítico dos alunos. Durante tais eventos foram realizados também o plantio de árvores, explicando-se de forma clara e objetiva a importância de se preservar o ambiente em que vivemos.

Turma de Saneamento Ambiental em trilha pelas cachoeiras do Tepequém

Projeto Tepequem




Realizado em 2008, pelos alunos da 1ª turma de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFRR, este projeto consiste em um levantamento socioeconômico da Vila do Paiva (Tepéquem), como também identificação e analise dos impactos ambientais na área, para posteriores estudos com intuito de planejar e executar um programa que atenda as necessidades detectadas e minimizem os impactos ambientais existentes.

Mostra das Profissões




Grande evento realizado pelo IFRR, onde todos os cursos técnicos e superiores (Tecnológicos e Licenciaturas) tem a oportunidade de divulgar seus cursos e atividades já desenvolvida, e os perfis dos egressos aos visitantes (alunos de outras escolas e comunidade em geral). Além de ótima oportunidade de integração entre discentes e docentes.

Ínicio


Imagem da 1ª turma do CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL de Roraima, em fevereiro de 2008.

Acadêmicos de Saneamento Ambiental participam das audiências públicas do PDSI.




Para a implantação do PDSI (Plano Diretor de Saneamento Integrado) de Boa Vista, já foram realizadas duas audiências públicas, outras duas ainda acontecerão. Alunos das duas primeiras turmas de Tecnologia em Saneamento Ambiental, participaram efetivamente dos eventos, a primeira em 2008, no Palácio da Cultura, a segunda no início deste ano na campus das Faculdades Atual.

I Semana de Saneamento Ambiental



Realizado em 2008, pelos alunos da 1ª turma de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFRR, este projeto consiste em um levantamento socioeconômico da Vila do Paiva (Tepequem), como também identificação e analise dos impactos ambientais na área, para posteriores estudos com intuito de planejar e executar um programa que atenda as necessidades detectadas e minimizem os impactos ambientais existentes.

sábado, 15 de maio de 2010

Logomarca


Esta é a logomarca do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFRR, criada pelos acadêmicos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.